Polpa Ideal

VIVER MELHOR

PRÁTICAS DE EXERCÍCIOS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA VOCÊ VIVER INTENSAMENTE

  • Dieta

    DIETAS – PEQUENOS GESTOS, GRANDES RESULTADOS

    Em estudo recente o National Institute of HealthStudy descobriu que comer 30 gramas de fibras por dia (ao invés de suplementos) através de alimentos, emagrecem quase o mesmo do que as dietas muito rígidas. Essa descoberta é um incentivo para que todos prefiram usar alimentos de origem vegetal nas suas dietas alimentares. Essa prática ajuda a entrar em forma e perder peso.

    A Universidade de Yale, USA, concluiu que o cérebro humano  não é enganado pelos açúcares artificiais. Ou seja, tomar uma bebida light não vai saciar o seu desejo por açúcar. Além do que bebidas como refrigerantes aumentam os riscos do desenvolvimento de obesidade. É o que sugere uma outra pesquisa. Portanto, ao sentir sede, prefira água ou uma bebida com polpa de frutas.

    Escolha o chocolate meio amargo como sobremesa, pois ele mata o desejo e possui menos calorias do que muitos doces. Meia barra de chocolate meio amargo, por exemplo, contém 200 calorias e 21 gramas de carboidratos, em média. Um biscoito achocolatado pode ter mais de 2 vezes calorias e carboidratos.

    As bebidas alcoólicas ajudam a aumentar o peso. Além disso, elas são sempre acompanhadas por petiscos. Diminua a ingestão do álcool para facilitar a perda de peso.

    Fonte: revistamarieclaire.globo.com | saúde

  • Suco_Casca_Abacaxi

    DESCUBRA AS BELEZAS DO ABACAXI

    Que o abacaxi é gostoso e produz um belo suco tropical, quase todo mundo concorda. Além de ter alto teor de vitamina C, B1, B6, magnésio e sais minerais, o abacaxi é benéfico de várias outras formas:

    O CHÁ – O abacaxi é rico em vitamina C e contém bromelina, enzima que facilita a digestão. O chá reduz o apetite, proporciona saciedade, é termogênico e diurético, por essas razões ele desintoxica e ajuda a emagrecer. Com poucas calorias em um copo de 300ml ele evita a retenção de líquidos, afina a cinturinha e ainda contribui para o bom funcionamento do intestino (veja aqui a receita).

    SUCO DA CASCA – a casca possui grande quantidade de fibras e mais nutrientes do que a polpa, por isso o suco com a casca pode ser muito mais benéfico para a sua saúde, regulando o intestino e impedindo que o açúcar da fruta vá para a corrente sanguínea muito depressa, o que evita picos de insulina e controla níveis de colesterol no sangue. A casca do abacaxi também ajuda a combater processos inflamatórios e reduzir problemas gástricos (veja aqui a receita).

    BEBIDA COZIDA E BEBIDA FERMENTADA – a casca do abacaxi pode ser usada para preparar deliciosas bebidas que possuem propriedades medicinais. Combate parasitas, retenção de líquidos, prisão de ventre, inflamações, entre outros. Um cozido de casca de abacaxi, por exemplo é uma bebida fermentada rica em probióticos e tem as seguintes propriedades:

    -Ajuda a combater parasitas intestinais
    -Ajuda a ter uma boa digestão, graças ao seu teor de bromelina, uma enzima que melhora o processo digestivo (é a sobremesa ideal para refeições com carne ou peixe)
    -Melhora a função intestinal, a prisão de ventre e as hemorróidas
    -Protege a flora microbiana do cólon
    -É um poderoso anti inflamatório natural, ótimo para a garganta
    -Acelera a cicatrização de feridas de lesões ou cirurgias
    -É anticancerígena
    -Melhora a circulação e tem propriedades anticoagulantes
    -Ajuda a emagrecer e a combater a celulite

    Veja aqui cada uma das duas receitas: Bebida Cozida e Bebida Fermentada

    Em suma, o abacaxi é uma das frutas tropicais mais saborosas e com poderes nutricionais bem diversificados. A sua inclusão em qualquer dieta será enriquecedora, tanto no aspecto gastronômico quanto na questão funcional. Aproveite e saboreie com sabedoria.

    Todas as receitas estão na seção “Receitas” deste site.

     

  • 10 motivos)

    10 MOTIVOS PARA FAZER ATIVIDADE FÍSICA

    1- Funciona mais que dieta quando o assunto é perda de peso, porque a atividade física promove aceleração do metabolismo, que consome calorias até em repouso;
    2- Reduz o colesterol ruim – o colesterol ruim (LDL) aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares;
    3- Melhora a postura – fortalece os músculos das costas e abdômen ocasionando uma reeducação da postura;
    4- Controla a hipertensão – doença relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias. Considera-se hipertensa, pessoas com valores iguais ou acima de 14/9 (140mmHg x 90mmHg);
    5- Regula o sono – libera endorfina, uma enzima que proporciona bem-estar e diminui a ansiedade e o estresse;
    6- Inibe os resfriados – fortalece o sistema imunológico;
    7- Diminui os riscos do câncer de mama – tumor maligno resultado de alterações genéticas;
    8- Aumenta a libido;
    9- Combate a osteoporose – doença metabólica, sistêmica, que acomete todos os ossos e aumenta o risco de fratura dos ossos;
    10- Previne o diabetes – doença do metabolismo da glicose causada pela má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas;

    Então…o que você está esperando? marque agora um compromisso com você mesmo.

     

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    MEXA-SE! VALE A PENA

    Você se inscreveu na academia e prometeu que, desta vez, ia seguir a programação do professor de Educação Física. Só que, como já aconteceu, a falta de tempo e os compromissos diários acabaram com seu ânimo. Tudo bem. A boa notícia é que praticar esportes nas horas de folga do sabadão ou domingo, pode ser a solução para quem busca qualidade de vida.

    Os médicos realmente não concordam com a prática de esportes concentrada em apenas um dia. Mas se essa é a única opção que você tem, eles até recomendam — mas, obviamente, com restrições. “Entre ficar parado e praticar exercícios físicos apenas nos dias de lazer, a orientação é se exercitar. O cuidado, então, será praticá-los de forma moderada e com conhecimento técnico básico”, alerta o cardiologista Carlos Hossri, responsável pelo Programa de Reabilitação Cardiopulmonar do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo.

    Considerado um grave problema de saúde, o sedentarismo afeta 80% da população mundial. Dados do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) mostram que o exercício moderado diminui o risco de morte em 28% nos homens e 35%, nas mulheres. Segundo o médico, o problema é passar dos limites, empregando um esforço exagerado. Aí as chances de surgirem problemas de saúde, como lesões mais graves, crises de hipertensão, desidratação e até o popular mal súbito são bem maiores — como comprovado em uma pesquisa divulgada no Jornal Americano de Epidemiologia.

    CAMINHADA E BICICLETA

    Para quem começa, o mais indicado é a caminhada e sempre até as 10 horas ou após as 16 horas.
    Use o calçado indicado e roupas confortáveis.
    Faça sempre alongamento durante dez minutos, antes e depois. Inicie com uma corrida leve e progressiva até aquecer a musculatura e sentir a estabilização do ritmo cardíaco.

    O risco do atleta de fim de semana é que a falta de prática faz com que ele não tome cuidados básicos essenciais. Muitas vezes, parte para as atividades sem consultar seu médico, fazer exames clínicos e até alongamento. “Na ânsia de recuperar o tempo perdido, fazem exercícios de impacto, podendo ser vítimas de problemas cardiovasculares”, afirma Luís Carlos de Oliveira, professor de Educação Física e instrutor de pesquisa do Celafiscs. Para piorar, não é raro que exageros na alimentação acompanhem o treino, os exercícios e as jogadas desses ex-sedentários. Sabe o futebol regado a cerveja e churrasco do fim de semana? Nem pensar. Frituras e doces, que aumentam o colesterol e desequilibram a taxa de glicose no sangue, também devem ser abolidos. Para não errar e comprometer a saúde, a palavra de ordem é moderação.

    BASQUETE E FUTEBOL

    Capriche no aquecimento e no alongamento, que pode durar até dez minutos.
    Depois, exercite os fundamentos do esporte. No caso do futebol, por exemplo, chutes; no basquete, arremessos; na corrida, o ritmo dos passos etc. Aí comece, de fato.
    Controle sempre a frequência cardíaca.

     

  • viver melhor dieta

    DÚVIDAS SOBRE O CONSUMO DE SUCO DE FRUTAS EM DIETAS

    Que tal tomar um suco geladinho para se refrescar no calor do verão? Os de frutas são ótimas opções, pois contêm importantes nutrientes e vitaminas. Mas existem várias dúvidas sobre seu consumo na dieta. Qual é a melhor hora de tomá-los? Eles substituem as refeições? É melhor adoçar ou não? Veja aqui as dicas da nutricionista Caroline Bergerot, da Associação Paulista de Nutrição, em entrevista à revista GLOSS:

    1. Qual é a melhor hora para tomar os sucos?
    Os sucos são perfeitos para serem bebidos pela manhã. É nesse período que o organismo absorve mais os nutrientes, por isso, é importante caprichar no café da manhã. Mas isso não significa cair de boca nos bolos, doces e embutidos. Para acompanhar o suquinho, prefira pão ou torrada integral com queijo branco.

     

  • viver melhor agua

    O CONSUMO DE SUCO PODE SUBSTITUIR O DE ÁGUA?

    Existem pessoas que fazem o que for preciso para substituir a água por outra bebida, principalmente, pelo suco. Entretanto, segundo a nutricionista Tatiana Ossola, em entrevista à revista ANAMARIA, apesar dos sucos de fruta hidratarem e serem gostosos, eles possuem calorias. “Se o seu objetivo for emagrecer ou manter o peso, o ideal é optar pela água mesmo.”

    A dica de Tatiana para favorecer o consumo é pingar algumas gotinhas de limão e adoçante na água para dar mais sabor. Mas jamais deixe de consumi-la.

    Tomar água ajuda na liberação de toxinas do intestino, auxilia na hidratação da pele e tecidos e ainda evita a prisão de ventre. “Sua falta pode provocar o ressecamento das fezes; já o aumento do seu consumo deixa as fezes líquidas, o que auxilia na diminuição do inchaço na região abdominal”, explica Tatiana.